A formação de cidadãos globais e com inglês fluente não requer uma escola bilíngue, mas, sim, metodologias e parceiros que apoiem essa jornada mantendo o protagonismo das instituições
Por Nathalia Prete
A nossa missão com a Skies Learning by Red Balloon, um programa pensado para a educação básica, é, justamente, promover essa formação em escolas particulares. E o melhor: o estudante pode tornar-se bilíngue mesmo sem estar em uma escola bilíngue. Ou seja, é possível formar um aluno fluente em inglês sem precisar repensar todo o currículo escolar.
Fazemos a nossa sequência didática de acordo com a rotina de cada instituição e turma, sempre contextualizando o aprendizado para as crianças e para os profissionais.
O ensino de inglês X O ensino em inglês
A diferença entre as duas metodologias depende muito da abordagem adotada, tanto pela instituição de idiomas quanto pelo ensino bilíngue. Geralmente, o ensino de inglês é voltado para a aprendizagem de uma língua em específico, com aulas estruturadas para as quatro habilidades (Speaking, Listening, Writing e Reading). Logo, o foco é trabalhar gramática, vocabulário, pronúncia, compreensão oral e escrita, além da conversação.
Já o ensino bilíngue visa ampliar repertórios acadêmicos em duas línguas diferentes, para desenvolver a proficiência na língua adicional e na materna ao mesmo tempo. Então, o aluno tem um ensino em inglês mesmo em aulas básicas de matemática em português e inglês, por exemplo.
Dessa forma, os esforços e mudanças exigidas para tornar-se uma escola bilíngue propõe uma transição brusca tanto para a instituição quanto para o aprendizado dos alunos. Neste cenário do ensino em inglês, soma-se a novidade de uma língua diferente às dificuldades que esse ou aquele estudante tenham nas disciplinas básicas.
Formando estudantes bilíngues
A escola pode ser protagonista no ensino de idiomas e formar estudantes efetivamente fluentes em inglês, escolhendo uma solução que agregue e seja flexível. Na prática, a instituição nunca deve mudar a sua identidade para iniciar projeto algum – uma parceria sempre deve vir respeitando o seu ritmo e a seu serviço, não o contrário.
É isso que fazemos com a Skies Learning. Junto à escola, elencamos quais serão os pontos estruturantes do nosso programa e os indicadores de sucesso. Assim, a implementação das aulas acontece de forma efetiva, e todos entendem o “como” e o “porquê” chegaremos à formação fluente em inglês.
Como a Skies Learning contribui para a satisfação das famílias?
Além de viabilizar a formação de estudantes fluentes em inglês, a escola tende a aumentar a satisfação dos pais com a implementação da Skies Learning.
O programa oferece à gestão escolar indicadores que permitem o crescimento do engajamento e da fidelidade, indicando as adaptações necessárias e o progresso das crianças. Pensando que o NPS (Net Promoter Score) é uma métrica que mede a satisfação e lealdade das famílias, a instituição pode esperar índices cada vez mais altos com a nossa solução!