Quem somos    |    Nossa solução    |    Blog

O gestor escolar precisa confiar em seus parceiros, os quais devem transmitir segurança e tranquilidade, reduzindo as surpresas desagradáveis do dia a dia

Ao buscar uma parceria, seja para potencializar o ensino do inglês ou desenvolver alguma outra área, a expectativa da escola é receber um suporte. Para isso, é preciso definir processos práticos que serão feitos antes, durante e depois da implementação da novidade no currículo.

Nesse contexto, ter um programa de gestão efetivo é essencial. Ele possibilita o estabelecimento de conexões verdadeiras e atenciosas com os clientes, que terão autonomia para gerir as atividades dentro de sua instituição, mas sempre poderão contar com o apoio dos profissionais parceiros.

Conversamos com Nathalia Prete, Consultora de Relacionamento da Skies Learning, sobre a estrutura de um programa de gestão. Confira:

Como funciona um programa de gestão?

Um programa de gestão deve ser estruturado para garantir um acompanhamento real e efetivo das operações. Estrategicamente, cada vez mais propostas estão sendo guiadas pela metodologia PDCA – planejar, fazer, avaliar e agir, do inglês “PLAN-DO-CHECK-ADJUST”.

Por meio dela, define-se o cronograma e o planejamento do que será feito; a ação; a avaliação, ou seja, a verificação de tudo que foi feito e quais os resultados; e, por fim, a correção e ajustes.

“Esses quatro passos fazem com que se tenha um diagnóstico da escola, projeção de onde ela chegará com relação ao seu ensino de língua inglesa, alinhamentos periódicos e planos de ação criados, acompanhados e realizados”, diz Nathalia Prete, Consultora de Relacionamento da Skies Learning.

Utilizamos essa metodologia em nosso programa e, além dela, incluímos alinhamentos periódicos com os gestores, providenciando uma visão completa dos processos institucionais. Isso, por sua vez, possibilita ajustes de rota tanto para a Skies Learning quanto para a escola parceira.

O impacto da metodologia PDCA na educação

“Nós acreditamos muito na relação de parceria e confiança que podemos estabelecer com gestores por meio do nosso acompanhamento e suporte diários. Para quem trabalha com educação e sente o chão da escola todos os dias sabe que a rotina é incerta. O método PDCA traz a clareza do que deve ser feito, o que está sendo planejado e como”, afirma Nathalia.

Isso possibilita que o gestor escolar dê a devida atenção às suas tarefas cotidianas e se sinta seguro com as ações que estão sendo feitas em sua escola. Dessa forma, a Skies Learning prioriza relações próximas, olhando sempre para as necessidades de cada ambiente educacional e agindo em cima delas.

Essa tranquilidade transmitida à escola parceira faz com o que o gestor não tenha surpresas desagradáveis durante sua trajetória e consiga olhar para outros pontos de melhoria. Como resultado, temos parcerias engajadas, sensibilizadas, fortalecidas e, consequentemente, duradouras.