Sistema proporciona a estrutura necessária para garantir a melhoria contínua na administração da instituição, em seus aspectos pedagógicos, financeiros e operacionais

Um programa de gestão escolar consiste em uma ferramenta indutora de melhorias na administração de um estabelecimento de ensino, para auxiliar na organização e execução das atividades, sejam elas pedagógicas, financeiras ou operacionais. O objetivo é simplificar processos, otimizar a tomada de decisões, elevar os resultados da instituição e facilitar a comunicação com a comunidade escolar.
Neste post, vamos explorar o papel da gestão escolar e mostrar como um programa de gestão de processos pode viabilizar a competitividade de uma instituição, entre outros benefícios. Confira!
O que é gestão escolar e sua importância
Gestão escolar é o conjunto de ações e processos destinados a organizar e administrar uma escola. Eles devem garantir o bom funcionamento da instituição, em seus aspectos pedagógicos, administrativos, financeiros e humanos, promovendo um ambiente de aprendizado de qualidade e alinhado às necessidades da comunidade escolar.
Nos últimos anos, diversos estudos têm se voltado a essa questão, mostrando que a gestão escolar impacta diretamente na qualidade do ensino. Um deles é o relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) intitulado “Improving School Leadership” (ou “Melhorando a Liderança Escolar”), publicado em 2010.
O documento reforça a relevância da gestão escolar em criar um ambiente propício para a melhoria das práticas pedagógicas e da aprendizagem dos estudantes. Para isso, chama a atenção para alguns pontos, como suporte, avaliação e desenvolvimento do trabalho docente, definição de metas e planejamento e gestão estratégica dos recursos.
Aspectos da gestão escolar
Para estabelecer diretrizes ao trabalho do gestor e da própria gestão escolar, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou em 2021 o texto da “Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar”. A proposta, que ainda precisa ser homologada pelo Ministério da Educação, define uma matriz de competências gerais, que se desdobram nas seguintes dimensões:
- Político-institucional: liderar a gestão da escola, engajar a comunidade, responsabilizar-se pela organização escolar e desenvolver visão sistêmica e estratégica.
- Pedagógica: ter compromisso com o ensino e a aprendizagem, conduzir o planejamento pedagógico, apoiar as pessoas diretamente envolvidas no ensino e na aprendizagem, coordenar a gestão curricular e os métodos de aprendizagem e avaliação, e promover clima propício ao desenvolvimento educacional.
- Administrativo-financeira: coordenar as atividades administrativas, zelar pelo patrimônio e pelos espaços físicos da instituição, coordenar as equipes de trabalho e gerir os recursos financeiros da escola
- Pessoal e relacional: cuidar e apoiar as pessoas, comprometer-se com o seu desenvolvimento pessoal e profissional, e saber comunicar-se e lidar com conflitos.
Como um programa de gestão de processos viabiliza competitividade?
Um programa de gestão escolar pode ser um aliado estratégico para escolas que desejam melhorar a eficiência e a qualidade educacional. Ele permite o gerenciamento acadêmico, como organizar matrículas, turmas, horários de aulas, desempenho acadêmico e histórico escolar dos alunos.
É possível também administrar a parte financeira, incluindo mensalidades, emissão de boletos, controle de inadimplência e acompanhamento de relatórios financeiros.
A ferramenta conecta professores, alunos e famílias, possibilitando o envio de mensagens, circulares, avisos e o agendamento de reuniões. Programas de gestão escolar ainda geram relatórios e produzem indicadores que auxiliam na análise de dados, na tomada de decisão e no planejamento estratégico da escola.
Outro ponto é a conexão com as inovações do mercado educacional, evidenciando o alinhamento da escola ao avanço dos recursos tecnológicos.
Todas essas práticas possibilitam maior eficiência e competitividade, contribuindo para a escola se destacar da concorrência e consolidar uma boa imagem perante o público. Esses atributos, por sua vez, facilitam propagandas e indicações espontâneas por parte de pais e alunos.
Exemplo de programa de gestão
A Skies Learning, solução educacional que traz a expertise da Red Balloon no ensino de inglês para escolas, possui um programa de gestão. Ele é alicerçado na metodologia PDCA, sigla para “Plan, Do, Check, Act” ou “Planejar, Fazer, Avaliar e Agir”.
Ele fornece a estrutura necessária para garantir um processo de melhoria contínua e a participação da gestão no planejamento, na implementação e no engajamento da comunidade escolar. Também permite o acompanhamento e a realização de eventuais ajustes de rota durante todo o processo.
O programa de gestão Skies Learning está estruturado em 4 passos:
- Implantação: diagnóstico, análise e desenvolvimento do plano de ação. Implementação do programa e acesso às plataformas.
- Prática: coloca-se o plano de ação e os combinados em prática. Nessa etapa, são feitos alinhamentos mensais com a gestão da escola.
- Avaliação: encontros periódicos para avaliação e acertos de rota. A escola recebe visitas para suporte pedagógico.
- Ação e correção: implementação das mudanças necessárias, balanço do ciclo finalizado e planejamento do próximo.
Programa de gestão Skies Learning: método testado e aprovado
Os gestores das escolas parceiras contam um pouco mais sobre o programa de gestão da Skies. Ele é recomendado por 9 entre 10 gestores. Confira o que eles dizem no vídeo a seguir:
Que tal um programa de gestão que se adequa aos seus desafios? Saiba mais sobre a Skies Learning e transforme a relação da sua comunidade escolar com a educação!
Veja também: