Quem somos    |    Nossa solução    |    Blog

Equipe de colaboradores de uma empresa em uma mesa de reunião, com um dos integrantes de pé em frente a um quadro

Confira a importância de manter seus colaboradores – de todos os setores – comprometidos e motivados, e como isso reflete nos alunos

Manter a equipe de uma escola motivada é uma necessidade, incluindo todos os colaboradores dos mais diversos setores, para além do corpo docente.

A falta de motivação pode levar a diversos problemas internos, como queda nos resultados e na qualidade, bem como problemas nas relações e na moral. A instabilidade transparece para toda a escola, inclusive para os alunos e suas famílias.

Seja um líder confiante

De acordo com Eduard Lindeman, Malcolm Knowles e Raymond Wlodkowski, três dos principais pesquisadores da educação de adultos, é preciso ser um líder que inspire confiança, especialmente para que os colaboradores não se sintam sozinhos e desamparados durante o processo de um ano letivo.

Conselhos bem-intencionados, elogios e reconhecimento do trabalho de cada um são recebidos de forma positiva, já que a mente adulta trabalha movida a benefícios e sentimentos de satisfação. A valorização do time, estimulando cada indivíduo como um só, mas também como equipe, a alcançar algo, é bem-vinda também, evitando ao máximo críticas compulsórias e que não sejam construtivas.

Estabeleça metas alcançáveis

É importante estabelecer metas e objetivos, que sejam bem definidos, porém alcançáveis, para que os colaboradores possam ver de onde vieram e aonde chegaram, e sentirem orgulho dos avanços durante o ano. Assim, eles possuem uma visão do processo e do planejamento, e não apenas são ordenados a fazerem algo sem noção de onde aquilo levará.

Seja o exemplo

Se você deseja que seu time seja comprometido e esforçado, é preciso que ele veja essas características em você primeiro.

Mantenha-se entusiasmado e disponível, e também forneça o que for preciso – e possível – para tornar o trabalho do time viável, seja mais espaço, recursos financeiros, ferramentas digitais, entre outros. Lembrando que a satisfação e motivação estão diretamente ligadas às necessidades básicas dos profissionais, como um bom ambiente de trabalho e demandas atendidas, para que possam continuar trabalhando de modo eficiente e saudável.

A importância de uma equipe motivada

É saudável para o ambiente escolar como um todo que seus colaboradores estejam instigados e entusiasmados com o trabalho. Há um aumento da qualidade do ensino, além de uma melhora do relacionamento das crianças com os professores e demais funcionários. Os estudantes se sentem mais confortáveis com os adultos ao redor e, em contrapartida, recebem o apoio necessário para continuarem aprendendo.