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professor explicando o mapa mundi para ilustrar a sustentabilidade nas aulas de inglês

Abordar temas relacionados à preservação do planeta e efemérides, como o Dia Mundial do Meio Ambiente, são formas de inserir o assunto no aprendizado do idioma 

A Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, em julho de 2022, uma resolução declarando que todas as pessoas têm direito a um meio ambiente limpo e saudável. Segundo o órgão, a degradação ambiental é uma das principais ameaças ao futuro da humanidade.    

Frente à importância e à urgência dessa questão, os educadores têm a responsabilidade de abordar a temática ambiental com os alunos. Assuntos como mudanças climáticas, perda da biodiversidade, poluição das águas e acúmulo de resíduos extrapolam as aulas de Ciências e podem ser trabalhados em outros componentes curriculares, de forma interdisciplinar, inclusive nas aulas de inglês.  

A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata a sustentabilidade como um assunto transversal das unidades temáticas na área de Ciências da Natureza.  Segundo o documento, “a compreensão do que seja sustentabilidade pressupõe que os alunos, além de entenderem a importância da biodiversidade para a manutenção dos ecossistemas e do equilíbrio dinâmico socioambiental, sejam capazes de avaliar hábitos de consumo que envolvam recursos naturais e artificiais e identifiquem relações dos processos atmosféricos, geológicos, celestes e sociais com as condições necessárias para a manutenção da vida no planeta.”  

Por que abordar a sustentabilidade desde cedo?  

Adotar ações para conter a crise ambiental é urgente e as novas gerações precisam se engajar nessa luta. As aulas de inglês podem ajudar na abordagem e no debate dessas temáticas, fundamentais para promover a sustentabilidade do planeta e a cidadania, tendo a língua como instrumento. Como as aulas costumam tratar de questões do mundo contemporâneo e do cotidiano para facilitar a compreensão do idioma, elas já têm uma abertura para isso.   

Textos publicados na imprensa, vídeos, relatórios e conteúdos voltadoas para o público infantil podem ser utilizados, como essa cartilha da ONU, Children’s Rights and the Environment, que explica às crianças e aos jovens os principais pontos do relatório sobre os Direitos das crianças e o Meio ambiente. 

Posicionamento ESG 

Outro tema importante nesse contexto é o ESG, sigla de Environmental, Social, and corporate Governance (ou governança ambiental, social e corporativa). Trata-se de um conjunto de padrões e boas práticas que as empresas precisam seguir para serem consideradas sustentáveis e socialmente responsáveis.  

Atualmente, a maioria dos consumidores afirma não comprar produtos de marcas que não investem em ESG, de acordo com o Sustainability Sector Index 2023 (Índice do Setor de Sustentabilidade de 2023). No Brasil, 56% dos entrevistados disseram ter parado de adquirir produtos e serviços de empresas que não consideram a questão da sustentabilidade e 63% afirmaram procurar marcas com um histórico ativo de ações pró ESG. 

Os estudantes precisam estar devidamente antenados às novas tendências mundiais. Abordar a questão do ESG durante as aulas de inglês é uma boa forma de atualizá-los. O tema é relevante internacionalmente, possibilitando encontrar materiais e conteúdos no idioma estrangeiro. 

Efemérides relacionadas à questão ambiental 

Outra maneira de inserir o tema da sustentabilidade nos cursos de língua inglesa é por meio das efemérides, ou seja, datas comemorativas relacionadas ao assunto. O calendário do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima reúne mais de 50 dias dedicados a essas questões. Alguns deles são: