Entenda como a Skies Learning entrega a melhor experiência de aprendizagem em inglês para o seu aluno. 😊

Qual é a idade ideal para aprender inglês?

Em consultório médico com quatro pessoas no total, duas pessoas conversando no fundo, em primeiro plano doutor mostrando um computador com imagens de cérebro para uma mulher, para demonstrar a neurociência por trás da idade de aprender inglês

Pesquisa do MIT revela respostas para uma pergunta já feita há muito tempo na neurociência e mostra como o cérebro processa o aprendizado em cada idade

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) realizou um dos maiores estudos de coleta de dados sobre a capacidade de aprendizado de línguas já visto. Foram quase 670 mil pessoas participando de um teste de gramática da língua inglesa, para depois revelarem a idade e quando começaram a aprender inglês.

Por mais que os cientistas já tivessem uma ideia de que é mais fácil aprender um novo idioma quando se é criança, isso era algo muito difícil de provar em laboratório. Por exemplo, quando trazidos para uma sala e ensinados conceitos em um dia, adultos se saiam melhor do que as crianças, mas isso provavelmente não reflete o conceito de aprendizado do idioma como um todo ao longo do tempo.

Os resultados desse novo estudo sugerem que, para ter o conhecimento de um idioma como um nativo, o ideal é começar a aprender até os dez anos de idade. Essa “janela de aprendizado”, período no qual é mais fácil aprender esse novo idioma, dura até os 17 ou 18 anos. A partir dessa idade, começa a haver um declínio na curva de aprendizagem.

A neurociência explica

Com os resultados obtidos, Joshua Hartshorne, professor assistente de psicologia no Boston College, que conduziu esse estudo como um pós-doutorado no MIT, e os outros pesquisadores concluíram que a capacidade de aprendizagem gramatical permanece forte até aos 17 ou 18 anos, e diminui após esse período. Os resultados foram surpreendentes, pois o debate entre cientistas, até então, era sobre se a curva de aprendizado diminui a partir do nascimento, dos cinco anos de idade ou da puberdade.

O estudo também reafirma que adultos ainda são bons em aprender outras línguas, mas não com a mesma facilidade ou com uma fluência nativa como as crianças que começam aos dez anos. Também não há muita diferença entre os que começaram antes dessa idade, mas a partir dela, a curva já começa a decair.