Entenda como a Skies Learning entrega a melhor experiência de aprendizagem em inglês para o seu aluno. 😊

Qual é a chave do sucesso na campanha de rematrícula?

Confira dicas e ações práticas para manter os alunos na sua escola no ano que vem

O momento da rematrícula é de extrema importância para escola. É nele que há a renovação da jornada do aluno e a garantia da continuidade de uma boa educação. Assim como a renovação dos votos de um casamento, esse evento reafirma e fortalece os laços entre a escola e as famílias. Quanto mais tempo um estudante permanece na instituição, mais transformações e resultados serão observados em sua vida.

A taxa de rematrícula de uma escola depende de fatores internos e externos. No primeiro ano de pandemia, por exemplo, as taxas caíram 30%, causando um prejuízo para as escolas privadas. Por isso, é importante se preparar e planejar ações para garantir a permanência dos alunos de um ano para o outro.

Quais são os desafios enfrentados na campanha de rematrícula?

Existem diversos fatores que podem fazer com que a família de um aluno decida mudá-lo de escola. Nem todas as situações dependem da instituição de ensino, mas podem existir algumas medidas para incentivar a permanência do estudante. Dentre os motivos da saída de um aluno, estão:

  • Falta de diálogo: a escola precisa ter contato constante com as famílias dos alunos. Se os responsáveis não encontram apoio no local em que deixam seus filhos, dificilmente irão manter esse relacionamento. Promova reuniões individuais e espaços para as dúvidas e reclamações dos pais.
  • Processo demorado: muitas vezes, as instituições exigem inúmeros procedimentos para a renovação da matrícula, o que pode causar a desistência dos responsáveis na continuidade da inscrição. Diminua a burocratização e torne a experiência dos pais mais rápida e eficiente.
  • Concorrência: quando uma escola nova aparece no bairro ou algum colega começa a elogiar determinada instituição, os demais responsáveis podem se sentir inclinados a testá-la. Sempre divulgue seus diferenciais e se comunique com as famílias para entender se é necessário fazer algum ajuste ou criar algo novo para o colégio.
  • Pendências financeiras: algumas famílias têm dificuldades com dinheiro ao longo do ano letivo, que podem ser passageiras, mas causam a saída do aluno da escola. Por isso, é interessante fornecer descontos ou parcelamentos para aqueles responsáveis que costumavam ter um bom histórico financeiro, mas que estão enfrentando um período difícil.
  • Baixo rendimento escolar: com a queda das notas dos filhos, os pais podem optar por uma instituição que acompanhe melhor os alunos em suas dificuldades. Preste atenção nos estudantes com desempenho acadêmico ruim e ofereça soluções e ajudas extras para que eles possam melhorar.

Qual é a chave do sucesso para a retenção dos alunos?

Sabe-se que manter um cliente é mais fácil e mais barato do que conquistar um novo. Por isso, não se pode deixar de lado as campanhas de rematrícula e as medidas para manter os antigos estudantes na escola. Confira algumas dicas de ações que podem ser colocadas em prática para aumentar a taxa de rematrícula da instituição de ensino:

  1. Antecipe o prazo para rematrícula: abrir o período de rematrícula o quanto antes traz benefícios para a instituição, ao facilitar o planejamento e a previsibilidade financeira, e para os alunos, que garantem suas vagas para o ano que vem.
  2. Escute as reclamações: o esforço da escola em entender os pontos de melhoria e buscar aprimorar é sempre apreciado pelos pais. Algumas ferramentas podem auxiliar nisso, como a NPS (Net Promoter Score), uma pesquisa que mede a felicidade dos clientes com o serviço prestado.
  3. Aposte em diferenciais competitivos: ter características únicas, como um programa que forma alunos bilíngues, pode estimular os responsáveis a manterem seus filhos na instituição. As famílias estão cada vez mais conscientes dessa demanda e buscam escolas que ofereçam uma formação bilíngue de qualidade.
  4. Crie conexão com as famílias: divulgar novidades e eventos pode ser interessante para estreitar laços com os responsáveis. Utilize histórias envolventes e depoimentos de alunos, pais satisfeitos e ex-alunos de sucesso para demonstrar como a escola teve um impacto positivo em suas vidas.
  5. Mantenha a conversa: uma relação próxima e transparente com as famílias é indispensável. Escolha canais que ajudem nesse processo, estabeleça prazos adequados e esteja aberto para tirar as dúvidas dos responsáveis com agilidade.
  6. Comunique-se internamente: apresentar as novas ações e estratégias para a equipe interna da escola é bom para manter o processo funcionando. Envolver os professores no andamento das rematrículas também é relevante, visto que eles têm um contato mais próximo com os alunos.