Quem somos    |    Nossa solução    |    Blog

Duas meninas de aproximadamente sete anos abraçadas olhando para a câmera, para representar a geração Alpha

As formas de ensinar as crianças e os adolescentes precisam se adaptar aos avanços tecnológicos 

Muitos já conhecem a chamada “geração Z”, que inclui as pessoas que nasceram, aproximadamente, entre 1990 e 2010. Porém, nos últimos tempos, uma nova categoria tem ganhado força: a geração Alpha, que representa aqueles que nasceram a partir de 2010. 

Ela é considerada a primeira geração verdadeiramente do século XXI, pois essas crianças e adolescentes compartilham características comuns da era dos avanços tecnológicos constantes e da alta velocidade de circulação das informações. Com isso em mente, os educadores precisam compreender as demandas necessárias na educação dessa geração, para formar cidadãos de maneira completa. 

A seguir, entenda melhor os principais traços da geração alpha e os desafios do seu processo de aprendizagem: 

Características da geração Alpha 

Ao crescer conectada e rodeada de recursos tecnológicos, a criança desenvolve algumas habilidades, como agilidade, curiosidade e independência, devido, por exemplo, às oportunidades de descobrir sozinha o funcionamento dos aparelhos eletrônicos. Ela também aprende a realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo e falar sobre diferentes assuntos. Isso tudo demanda uma educação que valoriza a interdisciplinaridade e a possibilidade de criar. 

Além da questão tecnológica, a unidade familiar menor, com famílias com menos filhos, também afeta a personalidade dessa geração. De uma forma geral, as crianças têm uma relação mais próxima com os pais e maior individualidade, o que pode resultar em uma maior capacidade de questionamento e de desenvolvimento de suas próprias ideias. Essa capacidade inventiva e crítica pode ser bem aproveitada e utilizada no ambiente escolar. 

Desafios para a educação 

Durante o processo de aprendizagem, outros aspectos dessa geração também precisam ser considerados para serem trabalhados da melhor forma possível. Conheça alguns desses desafios: