Quem somos    |    Nossa solução    |    Blog

Ensino de idiomas continua como destaque e ganha protagonismo com a participação da Skies Learning, marca lançada durante a Bett Brasil

A Bett UK, que acontece todo ano em Londres, é o maior evento mundial de tecnologia na educação. Já a Bett Brasil é a maior feira do setor na América Latina, acontecendo anualmente em São Paulo. Nos dois congressos, renomados gestores educacionais se reúnem para debater soluções e ferramentas capazes de transformar o ensino e a aprendizagem. 

Segundo o site oficial do evento, ele é promovido com a missão “gerar networking, incrementar o relacionamento entre empresas do setor da educação e compradores, fomentar o debate e o diálogo entre os atores da educação, criando um elo entre o digital e o físico, transformando ideias em projetos reais.”

Tendências na educação 

Na edição de 2023, a versão britânica trouxe como tema três caminhos para o setor educacional superar a crise pós-pandemia: Reconectar, Reimaginar e Renovar. Ou seja, é evidente que a área precisa buscar o engajamento das pessoas e, no geral, estabelecer novos recursos para um serviço que existe há séculos, o de educar.

Nos três dias da Bett UK, o foco nas transformações da nova sala de aula foi nítido. Para dialogar com o futuro educacional, o VP de educação do Google apontou três grandes tendências:

– tornar o aprendizado uma experiência personalizada;

– valorizar o professor;

– criar uma mentalidade de aprendizagem ao longo da vida. 

Além disso, se falou muito sobre tecnologia, principalmente sobre Inteligência Artificial, realidade virtual e segurança no mundo digital. É inevitável que essas novas ferramentas façam parte da educação do amanhã – e elas podem ser utilizadas como um meio de recuperar o envolvimento e o interesse dos estudantes. Nesse contexto, os e-sports ganharam destaque na feira, com a proposta de levar esportes virtuais para a escola e desenvolver habilidades dos alunos.

Entretanto, junto a essas novidades, deve haver um trabalho essencial de capacitação e letramento digital, para que certos perigos, como o cyberbullying, o vício e a divulgação de dados pessoais, por exemplo, sejam evitados. Visando garantir o bem-estar dos estudantes, o processo de formação deve começar sempre pelos professores, reforçando, inclusive, a saúde mental desses profissionais. 

A Bett Brasil

Por mais que diversos brasileiros viajem até Londres para participar da Bett UK, o que é excelente, a edição brasileira do evento está à altura dos internacionais. Na feira, que aconteceu em maio, em São Paulo, houve uma área de expositores repleta de soluções para todos os tipos de escola, além de um Congresso de Gestores com profissionais de todo o país, em busca de inspiração, conexão e conteúdo de valor para suas escolas.

Uma excelente novidade foi a Bett Ahead, que, pela primeira vez, trouxe expositores e palestras voltadas para o Ensino Superior, um setor fundamental para a educação brasileira. As startups também marcaram presença e trouxeram uma gama de soluções pensadas a partir dos principais desafios do cotidiano escolar. 

O aprendizado de uma língua estrangeira 

Dentre os principais temas debatidos na Bett Brasil, o bilinguismo também ganhou destaque. Por ser considerado uma língua franca mundial, o inglês possibilita que todas as nações se comuniquem com mais facilidade – processo facilitado pela globalização e pelo avanço da tecnologia.  

“Nos países onde o idioma não é o nativo, existe um grande trabalho, por parte da educação, de garantir que todos os cidadãos alcancem a fluência, para aproveitar oportunidades mundo afora”, diz Carol Stancati, Diretora Geral da Skies Learning by Red Balloon. O grande desafio é fazer isso em curto ou médio prazo, sabendo que o aprendizado de uma língua não acontece em apenas um ano, e em escala nacional.

Por isso, as escolas buscam meios para fornecer um ensino contextualizado, engajado e constante do inglês. Conforme foi visto na Bett, a parceria com empresas que apresentem expertise, conhecimento, experiência e flexibilidade para garantir aos alunos o domínio da comunicação na Língua Inglesa é, de fato, um dos meios mais efetivos para alcançar esse objetivo.

Isso porque a escola não precisaria alterar o seu DNA ou a estrutura curricular, apenas fazer uma adaptação de acordo com as suas necessidades. Felizmente, é exatamente isso que é oferecido pela Skies Learning, marca lançada, em primeira mão, na Bett Brasil.