Quem somos    |    Nossa solução    |    Blog

Confira dicas para melhorar a percepção de aprendizagem das famílias dos alunos que têm um ótimo desempenho em sala de aula, mas não mostram os resultados em casa

Os pais e responsáveis apresentam um papel essencial no aprendizado de inglês dos filhos. De acordo com um estudo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, é indispensável a presença de motivação para uma aprendizagem efetiva da língua inglesa nas escolas, e a família é um agente motivacional relevante nesse processo.

Por isso, é importante que a escola busque maneiras de mostrar aos responsáveis os resultados do aprendizado da língua estrangeira. Quando existe confiança no método da instituição de ensino, é mais provável que os pais incentivem os filhos a participarem das aulas, o que consequentemente gera mais conhecimento. Confira algumas dicas para apresentar os bons resultados para as famílias dos estudantes:

Converse diretamente com os pais sobre a evolução dos alunos

Apenas a apresentação do boletim pode não ser o suficiente para demonstrar o desempenho dos alunos para os responsáveis. Em vez de uma abordagem fria e matemática, é interessante propor uma reunião presencial com os pais para que haja uma conversa direta sobre a performance acadêmica das crianças e jovens.

Com isso, além dos elogios, será possível identificar possíveis falhas ou pontos de melhoria nos estudantes, ao mesmo tempo que poderá incentivar os pais a participarem do aprendizado junto aos filhos. Essas reuniões devem ser feitas com frequência, não apenas ao final do ano letivo.

Promova feiras de exposição do aprendizado

Uma outra tática para envolver os familiares na educação dos filhos é marcar datas para apresentações de trabalhos dos alunos para os pais. Isso pode ser feito do jeito tradicional, com a exposição de cartazes e apresentações de slides, ou também por meio de peças de teatro ou sessões de coral na língua estrangeira em questão.

Com isso, é possível promover momentos de diversão entre família e amigos, incentivar a prática do inglês e demonstrar o aprendizado para os responsáveis. Convidar pessoas de fora da instituição de ensino também pode ser uma oportunidade de mostrar os diferenciais da escola e atrair novos alunos.

Proponha trabalhos com a participação da família

Um método mais simples de mostrar a evolução dos estudantes para os pais é propor atividades e tarefas de casa que convidem os responsáveis a participarem. Por exemplo, a narração de histórias de família ou a gravação de um vídeo fora de casa podem ser exercícios que estimulam o envolvimento dos adultos no processo de aprendizagem.

Isso permite que a criança demonstre seus conhecimentos aos responsáveis e até mesmo ensine a eles algumas coisas que aprendeu, além de ser uma oportunidade de criar momentos de união em família, fortalecendo vínculos afetivos. Os pais vão apreciar as consequências positivas de matricular os filhos em instituições que priorizem o bem-estar familiar e o aprendizado dos jovens.